top of page
Search

"A nitidez é um conceito burguês"

Hoje congelei quando perguntaram o que é uma boa foto. Nunca imaginei que essa pergunta iria fazer a língua travar. A primeira coisa que veio em minha mente depois de uma pausa foi a questão técnica. Quando digo isso me refiro a foco, composição, iluminação e todos os aspectos que estão ao seu redor.


Algumas horas depois, aquilo ficou martelando e a frase do fotógrafo Henri Cartier-Bresson que lembrei que me deu um banho de água fria. Sua frase: "A nitidez é um conceito burguês".


No mesmo momento acessei o oráculo (Google) e busquei pelos seus trabalhos que são indiscutivelmente maravilhosos. E foi aí que percebi muita coisa. Ao mergulhar no mundo dele, me dei conta que realmente foco, câmeras boas, lentes potentes, fontes de luz externas são apenas detalhes. Então Cartier me fez rever alguns conceitos.


A partir de agora passo a pensar que uma boa foto tem que ter 3 coisas centrais:


1- Identidade: cada visão de um acontecimento é único e se for retratado baixo sua percepção, com sua técnica e seu amor você terá a identidade.


2- Luz: sem luz não há fotografia. É ela que faz a mágica acontecer.


3- Conceito: se a foto conta uma história ela será apreciada e interpretada, não só visualizada como milhares de fotos são todos os dias.



1 view0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page