top of page
Search

PRODUTIVIDADE & CRIATIVIDADE

Num período de baixa produtividade pessoal, quis fazer um texto sobre ser produtivo/criativo. E aqui estou, a quase 3 horas para conseguir escrever as linhas abaixo.


Nos últimos dias, mal consegui começar e muito menos terminar tarefas básicas. Fotos, textos, preencher formulários, enviar propostas e até mesmo falar com os amigos. Isso estava (confesso, ainda está) me preocupando.


Por coincidência há alguns dias atrás assisti ao programa "Star Talk" do astrofísico Neil Degrasse Tyson, onde ele comenta sobre criatividade e soltou uma frase que me chamou a atenção.


"Se você quer ser mais criativo, seja menos produtivo"

Foto: Divulgação


Minha interpretação dela está ligada a toxicidade da produção a qualquer custo. A pressão de buscar resultados ou metas (criativas ou produtivas) que nunca serão alcançadas. No máximo chegaremos perto delas, como aquela cenoura a frente do cavalo.


A sensação que tenho ao viver sob esse conceito moderno é que nosso cérebro está sendo ceifado, assim causando sua exaustão pelo excesso de informação e automatização das funções já que temos que fazer-las repetidamente da maneira mais rápida e eficiente possível.


Segundo as palavras de Neil, pode ser que não tenhamos mais tantos "gênios" na atualidade como tínhamos há algumas décadas atrás por sermos demasiadamente pressionados e bombardeados de informação. O resultado disso é que não temos tempo de observar o mundo, refletir e processar as informações.


Acho que é por aí... e você?

4 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page